Dúvidas mais frequentes dos pacientes

1Quando devo ir a Micro - Centro Diagnóstico entregar meu material?
O mais breve possível.
2Para ser atendido é necessário realizar uma marcação?
Não realizamos marcação. Dirija-se a uma de nossas unidades com documentos necessários e o material.
3A Micro fornece orçamentos pelo telefone, WhatsApp, redes sociais ou e-mail?
Não. Para uma prévia orçamentaria, clique em pré-orçamento. Somente no ato do atendimento. O valor a ser cobrado será confirmado com avaliação do material presencialmente.
4O prazo do resultado do meu exame pode sofrer alteração?
Trabalhamos com rigor para que seu resultado seja liberado antes do prometido. Porém, alguns casos necessitam de técnicas adicionais e poderão ter seu prazo modificado. Caso haja necessidade de um novo prazo, entraremos em contato nos telefones fornecidos.
5Caso meu resultado de exame seja remarcado, significa que houve uma alteração no resultado, ou pode indicar malignidade?
Não. Há materiais que necessitam de uma análise mais complexa com uso de técnicas adicionais que elevam a precisão do diagnóstico.
6Você sabe quem é o médico que olha o seu exame?
Médico patologista. Você não o conhece, mas ele também se preocupa com você. Se necessário, nossos patologistas entrarão em contato com seu o médico para discussão do caso.
7A análise do material pode ser comprometida, caso demore de levá-lo?
Não, se acondicionada no recipiente com líquido fixador correto. O ideal é se dirigir ao laboratório o mais breve possível.
8Sou um paciente SUS. Meu exame tem um prazo maior? Preciso ir a Micro com horário marcado?
Não. Seu exame segue os mesmos padrões de qualidade, ética e prazo de qualquer outro paciente particular ou convênio. Você pode ir a Micro sem necessidade de marcação durante o nosso horário de funcionamento. Toda e qualquer vida é prioridade para a Micro - Centro Diagnóstico.
9O material precisa ser mantido em geladeira ou congelador?
Não. Pode deixar em temperatura ambiente, e não deixar exposto ao sol. Os líquidos das cavidades (pleural, peritoneal, etc) ou conteúdos císticos que não estão fixados em álcool, devem ser guardados em geladeira. Jamais congele o material.
10Por quanto tempo dura o material?
Não há validade específica. O material deve ser levado, o mais breve à Micro-Centro Diagnóstico.
11Preciso ter medo do material? Ele é contaminante?
Tenha cuidado com o seu material. O material deve estar vedado para que o formol (fixador de tecidos) ou álcool (fixador de líquidos) não vaze e atrapalhe na fixação do seu material. O formol e o álcool são bons desinfetantes, atuando tanto sobre bactérias, como também sobre vírus e fungos.
12Como é feito a análise do material?

1. Exame macroscópico: Tecido fixado em formol é examinado a olho nu.

2. Processamento: Tecido é submetido a processamento com substâncias químicas.

3. Inclusão: Tecido é incluído em bloco de parafina.

4. Corte: Bloco de parafina é cortado em fatias muito finas colocadas em lâminas de vidro.

5. Coloração: Lâminas são coradas para visualização no microscópio.

13Meu material fica por quanto tempo na Micro?
O Laboratório de Patologia se responsabiliza pelo arquivamento de lâminas e blocos parafinizados, por um período de 5 anos. As lâminas e/ou blocos só poderão ser retirados do laboratório de patologia pelo paciente, seu responsável legal ou o médico assistente (Resolução nº 1472 do CFM/MS).
14A análise é feita aqui mesmo?
Sim. Apenas alguns materiais específicos são enviados para os melhores laboratórios terceirizados do país, com a sua autorização por meio de um termo de consentimento.
15Todo o meu material é utilizado para análise? O resto do meu material eu posso pegar de volta?
As biópsias são totalmente utilizadas para o exame anatomopatológico, entretanto algumas peças cirúrgicas grandes, não são necessárias em sua totalidade para o processamento. Neste caso, o restante do material pode ser resgatado pelo paciente em até 3 meses. O Laboratório de Patologia se responsabiliza, pelo arquivamento de peças não amostradas por 3 meses.
16Porque é importante o rótulo está correto se a solicitação já está, ou o contrário?
Ambos têm a mesma importância. Nenhum é superior ou substitui o outro. Essa documentação deve ser respeitada, para a garantia da qualidade e segurança do diagnóstico.

Como solicitar retirada do material (blocos e lâminas)
do meu paciente da Micro?

1º Paciente ou terceiro responsável solicita retirada do material.

2º Após a solicitação, a Micro entregará o material em até 72 horas ao paciente ou por quem este autorizar. No caso de retirada de material por terceiro ou médico assistente, estes deverão apresentar autorização (fornecida pela Micro) assinada pelo paciente e documento original do paciente e do terceiro/médico assistente.

3º No momento da retirada, paciente ou terceiro/médico assistente autorizado assinará Termo de Consentimento Informado de Retirada de material.

O não cumprimento do acima solicitado, implica no impedimento da retirada do material por terceiros. Segundo a Resolução nº 1472 do CFM/MS, o centro de patologia se responsabiliza pelo arquivamento de lâminas e blocos parafinizados, por um período de 5 anos. As lâminas e/ou blocos só poderão ser retirados do centro de patologia pelo paciente, seu responsável legal ou o médico assistente. Assim estabelece:

1. As peças anatômicas fixadas devem ser mantidas, no mínimo, durante 03 meses.

2. As lâminas para estudos citológico e histopatológico devem ser mantidas, no mínimo durante cinco (05) anos.

3. Os blocos de parafinas devem ser mantidos, no mínimo durante 05 (cinco) anos.

De quem é a responsabilidade médica pelo acondicionamento e transporte de material biológico?

Considerando-se que exames anatomopatológicos são, muitas vezes, recebidos nos Centros de Patologia, horas ou mesmo dias após a realização da coleta do material, torna-se necessário o estabelecimento de responsabilidades pelo acondicionamento e transporte dos espécimes.

A Sociedade Brasileira de Patologia recomenda ao médico assistente:

  1. Verificar as condições de acondicionamento, assegurando a adequada relação entre os volumes de formol e do espécime biopsiado.

  2. Indicar ao paciente ou responsável às opções para a execução do exame anatomopatológico, em Centros de Patologia, que conte com especialista registrado no CRM do estado onde o paciente recebe assistência médica.

  3. Explicar ao paciente ou responsável à necessidade de que os espécimes sejam enviados ao Centro de Patologia, na maior brevidade, preferencialmente, no mesmo dia, para prevenir autólise ou extravios.

  4. Registrar no prontuário as medidas acima discriminadas e entregar o material sob protocolo ou com Termo de Consentimento Informado.

O preenchimento das requisições de exame anatomopatológico, deve expressar de forma completa e clara as informações clínicas, hipóteses diagnósticas, localização anatômica da amostra e procedimentos necessários para o detalhado estudo do caso, incluindo, quando pertinente, colorações especiais, análise de margens cirúrgicas, multiplicidade de amostras, complexidade de peça cirúrgica. O médico requisitante é responsável, pelas condições de acondicionamento e adequada fixação das amostras, até o seu encaminhamento para o Centro de Patologia.

 

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Para que tudo seja feito de forma segura e orientada, você sendo um parceiro nosso, tem acesso ao Kit Micro, com o material correto de acondicionamento, materiais de apoio, treinamento e manuais explicativos.

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A informação médica via internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional, não podem ser dadas consultas nem prescritos tratamentos médicos, sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico em quem você possa confiar e siga a sua orientação.

 

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