Dúvidas mais frequentes Profissionais da Saúde

1A análise do material pode ser comprometida, caso demore de levar à Micro?
Não, se acondicionada no recipiente com líquido fixador correto. O ideal é se dirigir a Micro o mais breve possível.
2Meu paciente precisa ir até à Micro buscar o resultado do exame?
Não. O resultado estará disponível no nosso site para o paciente e/ou médico/dentista/instituição solicitante.
3A amostra precisa ser mantida em geladeira ou congelador?
Não. Pode deixar em temperatura ambiente, e não deixar exposta ao sol.
4O exame do paciente SUS tem um prazo maior? Precisa ir a Micro com horário marcado?
Não. O exame segue os mesmos padrões de qualidade, ética e prazo de qualquer outro paciente particular ou convênio. Você pode ir à Micro sem necessidade de marcação durante o nosso horário de atendimento. Toda e qualquer vida é prioridade para a Micro - Centro Diagnóstico.
5O prazo do resultado do exame pode sofrer alterações?
Trabalhamos com rigor para que seu resultado seja liberado antes do prometido. Porém, alguns casos necessitam de técnicas adicionais e poderão ter seu prazo modificado. Caso haja necessidade de um novo prazo, entraremos em contato nos telefones fornecidos.
6Para ser atendido é necessário realizar uma marcação?
Não realizamos marcação. Dirija-se a uma de nossas unidades com documentos necessários e a amostra.
7Por quanto tempo dura a amostra?
Não há validade específica. A amostra deve ser levada o mais breve possível à Micro.
8Por que é importante o rótulo está correto se a solicitação já está, ou contrário?
Ambos têm a mesma importância. Nenhum é superior ou substitui o outro. Essa documentação deve ser respeitada para a garantia da qualidade e segurança do diagnóstico. Segundo a Resolução 2169/2017 do CFM, o médico requisitante é responsável pelas condições de acondicionamento e adequada fixação das amostras, até o seu encaminhamento para o laboratório de Patologia.
9Posso aceitar laudos anatomopatológicos assinados por não médicos?
Não, excetuam-se os laudos assinados por odontólogos dentro do campo da Patologia Oral. Segundo a Resolução 2169/2017 do CFM, os médicos solicitantes não podem aceitar laudos anatomopatológicos assinados por não médicos.
10Quando devo orientar meu paciente ir até a Micro entregar o material?
O mais breve possível.

Como solicitar retirada do material (blocos e lâminas) do meu paciente da Micro?

1º Paciente ou terceiro responsável solicita retirada do material.

2º Após a solicitação, a Micro entregará o material em até 15 dias úteis ao paciente ou por quem este autorizar. No caso de retirada de material por terceiro, estes deverão apresentar autorização (fornecida pela Micro) assinada pelo paciente e documento original do paciente e do terceiro.

3º No momento da retirada, paciente ou terceiro autorizado assinará Termo de Consentimento Informado de Retirada de material.

O não cumprimento do acima solicitado implica no impedimento da retirada do material por terceiros. Segundo a Resolução nº 1472 do CFM/MS, o laboratório de patologia se responsabiliza pelo arquivamento de lâminas e blocos parafinizados, por um período de 5 anos. As lâminas e/ou blocos só poderão ser retirados do laboratório de patologia pelo paciente ou seu responsável legal. Assim estabelece:

  1. As peças anatômicas fixadas devem ser mantidas, no mínimo, durante 03 meses.
  2. As lâminas para estudos citológico e histopatológico devem ser mantidas, no mínimo durante cinco (05) anos.
  1. Os blocos de parafinas devem ser mantidos, no mínimo durante 05 (cinco) anos.

De quem é a responsabilidade pelo acondicionamento e transporte de material biológico?

Considerando-se que exames anatomopatológicos são, muitas vezes, recebidos nos Centros de Patologia, horas ou mesmo dias após a realização da coleta do material, torna-se necessário o estabelecimento de responsabilidades pelo acondicionamento e transporte dos espécimes.

A Sociedade Brasileira de Patologia recomenda ao médico assistente:

  1. Indicar ao paciente ou responsável às opções para a execução do exame anatomopatológico, em Laboratórios de Patologia, que conte com especialista registrado no CRM do estado onde o paciente recebe assistência médica.
  2. Explicar ao paciente ou responsável à necessidade de que os espécimes sejam enviados ao Laboratório de Patologia, na maior brevidade, preferencialmente, no mesmo dia, para prevenir autólise ou extravios.

O preenchimento das requisições de exame anatomopatológico, deve expressar de forma completa e clara as informações clínicas, hipóteses diagnósticas, localização anatômica da amostra e procedimentos necessários para o detalhado estudo do caso, incluindo, quando pertinente, colorações especiais, análise de margens cirúrgicas, multiplicidade de amostras e complexidade de peça cirúrgica. O médico requisitante é responsável, pelas condições de acondicionamento e adequada fixação das amostras, até o seu encaminhamento para o Laboratório de Patologia.

 

FIQUE TRANQUILO!

Para que tudo seja feito de forma segura e orientada, o cliente Micro tem acesso ao Kit Micro, com o material correto de acondicionamento, materiais de apoio, treinamento e manuais explicativos.

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A informação médica via internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional, não podem ser dadas consultas nem prescritos tratamentos médicos, sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico em quem você possa confiar e siga a sua orientação.

 

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