Dúvidas mais frequentes dos pacientes

1Quando devo ir a Micro - Centro Diagnóstico entregar meu material?
O mais breve possível.
2Para ser atendido é necessário realizar uma marcação?
Não realizamos marcação. Dirija-se a uma de nossas unidades com documentos necessários e o material.
3A Micro fornece orçamentos pelo telefone, WhatsApp, redes sociais ou e-mail?
Não. Para uma prévia orçamentaria, clique em pré-orçamento. Somente no ato do atendimento. O valor a ser cobrado será confirmado com avaliação do material presencialmente.
4O prazo do resultado do meu exame pode sofrer alteração?
Trabalhamos com rigor para que seu resultado seja liberado antes do prometido. Porém, alguns casos necessitam de técnicas adicionais e poderão ter seu prazo modificado. Caso haja necessidade de um novo prazo, entraremos em contato nos telefones fornecidos.
5Caso meu resultado de exame seja remarcado, significa que houve uma alteração no resultado, ou pode indicar malignidade?
Não. Há materiais que necessitam de uma análise mais complexa com uso de técnicas adicionais que elevam a precisão do diagnóstico.
6Você sabe quem é o médico que olha o seu exame?
Médico patologista. Você não o conhece, mas ele também se preocupa com você. Se necessário, nossos patologistas entrarão em contato com seu o médico para discussão do caso.
7A análise do material pode ser comprometida, caso demore de levá-lo?
Não, se acondicionada no recipiente com líquido fixador correto. O ideal é se dirigir ao laboratório o mais breve possível.
8Sou um paciente SUS. Meu exame tem um prazo maior? Preciso ir a Micro com horário marcado?
Não. Seu exame segue os mesmos padrões de qualidade, ética e prazo de qualquer outro paciente particular ou convênio. Você pode ir a Micro sem necessidade de marcação durante o nosso horário de funcionamento. Toda e qualquer vida é prioridade para a Micro - Centro Diagnóstico.
9O material precisa ser mantido em geladeira ou congelador?
Não. Pode deixar em temperatura ambiente, e não deixar exposto ao sol. Os líquidos das cavidades (pleural, peritoneal, etc) ou conteúdos císticos que não estão fixados em álcool, devem ser guardados em geladeira. Jamais congele o material.
10Por quanto tempo dura o material?
Não há validade específica. O material deve ser levado, o mais breve à Micro-Centro Diagnóstico.
11Preciso ter medo do material? Ele é contaminante?
Tenha cuidado com o seu material. O material deve estar vedado para que o formol (fixador de tecidos) ou álcool (fixador de líquidos) não vaze e atrapalhe na fixação do seu material. O formol e o álcool são bons desinfetantes, atuando tanto sobre bactérias, como também sobre vírus e fungos.
12Como é feito a análise do material?

1. Exame macroscópico: estudo anatômico de tecidos e órgãos fixados em formol, a olho nu.

2. Processamento: Tecido é submetido a processamento com substâncias químicas.

3. Inclusão: Tecido é incluído em bloco de parafina.

4. Corte: Bloco de parafina é cortado em fatias muito finas colocadas em lâminas de vidro.

5. Coloração: Lâminas são coradas para visualização no microscópio.

6. Exame Microscópico: estudo ao microscópio das lâminas histológicas.

7. Diagnóstico: fase conclusiva do exame, a partir de correlação dos achados morfológicos (macro e microscópicos) com os elementos clínicos disponíveis.

13Meu material fica por quanto tempo na Micro?
O Laboratório de Patologia se responsabiliza pelo arquivamento de lâminas e blocos parafinizados, por um período de 5 anos. As lâminas e/ou blocos só poderão ser retirados do laboratório de patologia pelo paciente, seu responsável legal ou o médico assistente (Resolução nº 1472 do CFM/MS).
14A análise é feita aqui mesmo?
Sim. Apenas alguns materiais específicos são enviados para os melhores laboratórios terceirizados do país, com a sua autorização por meio de um termo de consentimento.
15Todo o meu material é utilizado para análise? O resto do meu material eu posso pegar de volta?
As biópsias são totalmente utilizadas para o exame anatomopatológico, entretanto algumas peças cirúrgicas grandes, não são necessárias em sua totalidade para o processamento. Neste caso, o restante do material pode ser resgatado pelo paciente em até 3 meses. O Laboratório de Patologia se responsabiliza, pelo arquivamento de peças não amostradas por 3 meses.
16Porque é importante o rótulo está correto se a solicitação já está, ou o contrário?
Ambos têm a mesma importância. Nenhum é superior ou substitui o outro. Essa documentação deve ser respeitada, para a garantia da qualidade e segurança do diagnóstico.
17O que devo fazer com o resultado do meu exame?

Retornar ao meu médico solicitante para definição da conduta.
Considerando-se a complexidade dos exames anatomopatológicos e a necessidade de correlações clínicas para a correta interpretação do laudo, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), no parecer 93, adverte que:

1) O laudo anatomopatológico é um documento de interconsulta médica.
2) Apenas o médico assistente ou, eventualmente, outros médicos integrantes da equipe assistencial têm condições de interpretar apropriadamente o laudo anatomopatológico, inserindo-o no contexto clínico da doença ou das doenças em investigação.
3) O paciente leigo não deve tentar interpretar o próprio laudo anatomopatológico, nem procurar retirar do mesmo quaisquer conclusões de natureza técnica.
4) Nenhum profissional não-médico está qualificado para interpretar resultados de exames anatomopatológicos, com exceção dos odontólogos, nos limites de suas áreas legais de atuação.

18Preciso ir à Micro buscar o meu resultado do exame?
Não! Fique tranquilo(a), seu resultado estará disponível no nosso site, através do seu login e senha disponíveis no protocolo entregue no momento da admissão do exame. Seu médico também tem acesso pelo nosso site, se possuir cadastro com a Micro.
19Quem pode pegar o resultado do meu exame?
Paciente com documento oficial original com foto.
ou
Terceiro/responsável com documento oficial original com foto do paciente e do terceiro.
20Como posso retirar meu material (blocos e lâminas) da Micro?

1° Paciente ou terceiro responsável solicita retirada do material por telefone, site ou WhatsApp.

2° Após a solicitação, a Micro entregará o material em até 15 dias úteis ao paciente ou por quem este autorizar. No caso de retirada de material por terceiro ou médico assistente, estes deverão apresentar autorização (fornecida pela Micro) assinada pelo paciente e documento original do paciente e do terceiro.

3° No momento da retirada, paciente ou terceiro autorizado assinará Termo de Consentimento informado de Retirada de material.

4° Não enviamos laudo ou protocolo por serviços de mensagens (WhatsApp, Telegram, outros) ou por e-mail.

Estas medidas são necessárias para o sigilo e garantia da segurança dos seus dados, em conformidade com Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.853/2019.

O não cumprimento do acima solicitado implica no impedimento da retirada do material por terceiros.

Segundo a Resolução nº 1472 do CFM/MS, o laboratório de patologia se responsabiliza pelo arquivamento de lâminas e blocos parafinizados, por um período de 5 anos. As lâminas e/ou blocos só poderão ser retirados do laboratório de patologia pelo paciente, seu responsável legal ou o médico assistente.

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A informação médica via internet pode complementar, mas nunca substituir a relação pessoal entre o paciente e o médico. Por uma questão de ética e de responsabilidade profissional, não podem ser dadas consultas nem prescritos tratamentos médicos, sem o exame pessoal do paciente. Procure sempre a orientação de um médico em quem você possa confiar e siga a sua orientação.

 

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