
Quem é o médico patologista?
O médico patologista atua nos ‘bastidores da medicina’, desenvolvendo um trabalho fundamental – o diagnóstico do câncer, definindo se é maligno ou benigno. É dele também, muitas vezes, a responsabilidade de definir se um órgão é adequado ou não para o transplante, além de desempenhar importante papel no tratamento dos pacientes transplantados e em outras doenças inflamatórias e infecciosas específicas como, por exemplo, a tuberculose. O médico patologista também é responsável pelo exame citopatológico – o exame de “Papanicolau” que objetiva a prevenção do câncer de colo do útero e o exame das células retiradas por punção aspirativa por agulha fina de nódulos da mama, da tireoide e de vários outros órgãos, bem como das células de derrames cavitários (barriga d’ água, água no pulmão, etc).
O Laboratório de Patologia é visto pelo paciente como uma “caixa preta”: um conjunto de equipamentos sofisticados, onde o material é recebido e o diagnóstico aparece quase que milagrosamente, impresso em um laudo. Porém, essas interpretações e diagnósticos complicados são feitos por um profissional altamente qualificado e em constante atualização, que é o patologista. Auxiliados por uma equipe, composta por técnicos de laboratório e assistentes administrativos, somos capazes de receber, analisar e emitir laudos anatomopatológicos.
Outra visão comum, é o médico patologista, lida no dia-a-dia com cadáveres e investigação de crimes, como visto nos seriados de TV. A investigação criminal é feita pelos médicos legistas, alguns dos quais também são especializados em patologia. O médico patologista faz a autópsias quando há dúvida sobre a doença que levou o paciente a falecer. Porém, no dia-a-dia eles lidam com materiais de pacientes vivos. Desde análise de fragmentos de pele que são retirados pelo dermatologista; do exame de Papanicolaou coletado pelo ginecologista; até grandes peças cirúrgicas enviadas para investigação de cânceres.
Microscopia é o estudo das alterações celulares, é o momento em que o médico patologista irá determinar o diagnóstico. Sem o médico patologista, a medicina moderna não pode existir!
Fonte: site da Sociedade Brasileira de Patologia.