
Exame citopatológico e mamografia no diagnóstico das doenças da mama
O câncer de mama é uma das patologias mais comuns mundialmente. Caracteriza-se por ter etiopatogênese multifatorial de alta complexidade, pois não há metodologias especificas de prevenção. Dessa forma a detecção precoce acaba sendo de suma importância para as pacientes. Essa detecção precoce baseia-se no Autoexame das Mamas, Exame Clínico e Mamografia. Nessa contextualização, a Citologia de Mama é considerada um importante posto-chave no diagnóstico do câncer de mama. O presente estudo objetiva fazer uma avaliação sobre o grau de relevância clínica do Exame Citológico de Mama perante a comunidade médica de Mastologistas, Citopatologistas e Ginecologistas, avaliando assim os fatores que estão ligados à sua não realização.
O exame citopatológico da punção aspirativa por agulha fina da mama possui uma grande aceitação devido à facilidade de execução, possibilitando o estudo das células da lesão de forma rápida. As vantagens de sua utilização consistem no baixo custo, morbidade mínima e raras ocorrências de complicação.
A mamografia é um exame de rotina que serve, ou como teste de rastreamento em mulheres sem sinais, ou sintomas de câncer de mama, ou como teste diagnóstico, quando é realizado como método de investigação em mulheres com presunção clínica de câncer de mama.⠀ No Micro Centro Diagnóstico, você conta com uma equipe experiente e capacitada para realizar um diagnóstico rápido e preciso